Missão

Formar jovens capazes de buscar, questionar, analisar e transcrever ideias de maneira autêntica e autoral.

Visão

O Escreva deve estar sempre na vanguarda dos projetos e dos resultados de produção textual. Para atingir esse objetivo, busca:

  • ser referência nos resultados e na formação de nossos alunos como cidadãos aptos a desenvolverem o pensamento crítico e expressá-lo;
  • oferecer um serviço de qualidade que alie experiência e atualização nos conteúdos e nas práticas.

Valores

Responsabilidade social: Promover a inclusão e o reconhecimento da importância de todos na sociedade. Para isso, temos alunos bolsistas, vindos, em geral, do PECEP (Projeto de Ensino Cultural Educação Popular),ONG que oferece curso preparatório para o vestibular.


Satisfação do aluno: Proporcionar a cada estudante sempre experiências marcantes, confortáveis e com resultados efetivos.


Respeito e diversidade: No Escreva, todos são iguais, pois acreditamos que diversidade e a pluralidade são a base de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa. Por isso, buscamos enriquecer os pontos de vista e os debates, sempre com base no respeito mútuo e nos Direitos Humanos.

A experiência do Escreva foi incrível. O ambiente criado pela Elaine era bastante agradável, o que é bem diferente dos cursos tradicionais. Dessa forma, eu me sentia sempre motivada a estudar, além das aulas maravilhosas. Ademais, o cuidado e o carinho que a Elaine tem pelos alunos é surreal. Por causa dela e do Escreva, eu acredito que a educação realmente transforma a gente”.

(Melissa Santos, aluna do Escreva em 2018, vinda do PECEP. Foi aprovada para Enfermagem na UERJ.) 

Fui apresentado em 2018 ao Escreva, quando tive a oportunidade de desenvolver e melhorar minha escrita. É um curso completo e diferenciado. O que mais me marcou quando fui aluno foram as aulas multidisciplinares. São aulas específicas com diferentes professores, em que debatemos diversos pontos para enriquecer nosso repertório sociocultural e, com isso, discorrê-los durante a redação. Minha experiência foi a melhor possível, conheci pessoas incríveis, fiz amigos e alcancei meu objetivo principal: ingressar na universidade pública. Atualmente, curso Matemática na UERJ e sou eternamente grato ao Escreva por tudo que fez na minha vida.

(Matheus Malvino, aluno do Escreva em 2018, vindo do PECEP. Foi aprovado para Matemática na UERJ.)