Oi pessoal! Outubro chegou e a proximidade dos vestibulares acelera os corações. Para vocês que chegaram até aqui, temos duas notícias e é importante sabermos lidar com elas.

A primeira notícia: a maior parte do caminho foi percorrida e parabéns aos que chegaram até aqui. Estejam certos de que, diante de um cenário pandêmico, dos contornos que esta “corrida” toma para cada um e cada uma, terem chegado até aqui já faz de vocês bastante resilientes. Sintam-se aliviados.

A segunda: entramos na reta final e isso faz com que os momentos vindouros sejam, provavelmente, os mais emocionantes da missão! Sendo assim: “é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre”*.

E aqui vão algumas dicas para que este final de percurso seja o mais exitoso possível: compreendam que cada um de vocês só precisa de UMA VAGA. Isso é mais importante do que a posição a ser ocupada; portanto, procurem regular suas expectativas em torno desse objetivo primeiro. É só um concurso e vocês não estão sendo testados em nada além das provas.

Além disso, procurem respirar. Não se trata de uma metáfora! Pratiquem exercícios respiratórios diariamente até o dia de cada prova e, achando fundamental, façam também durante a prova. A regulação respiratória alivia a ansiedade, que, em geral, manifesta-se exatamente na região peitoral.

Em terceiro lugar, organizem muito bem o seu horário e sua rotina. A partir de agora, quanto mais vocês se sentirem produzindo e controlando as tarefas, maior confiança vocês vão sentir.

Por fim, mantenham a cabeça o mais fria e controlada possível. Boa parte dos resultados se relacionam ao estado emocional dos candidatos e, nesse quesito, posso garantir que, a esta altura, estão quase todos muito desgastados e inseguros. Ou seja: bem vindo ao clube, vocês compartilham dessa sensação!!

Contem com o apoio dos professores, dos amigos e de quem estiver sensível a esse período!

Estamos com vocês! Peçam ajuda sempre que necessário. Já deu certo!

*Trecho da música “Maria, Maria”. Milton Nascimento.

Cláudia Gindre
*Psicóloga Graduada e Licenciada pela UERJ.
Mestre pela UFF na área de psicologia escolar.
Psicanalista participante do Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ).
Há 34 anos atuando nas áreas clínica, escolar e em Orientação Profissional.
Palestrante com experiência em temas relacionados à Educação, infância, adolescência e Orientação Profissional.
Compartilhar