Uma das características que mostra o diferencial do Escreva são as aulas multidisciplinares para que os alunos possam construir textos com bons conteúdos, além de aprimorar os argumentos, aspectos que valorizam a redação nos vestibulares. De olho na proximidade dos exames, a professora Elaine tem intensificado as lives com convidados que abordam temas atuais e possíveis de aparecer como proposta.

Em novembro, dia 08, pelo perfil do Escreva no Instagram, os estudantes poderão assistir à discussão com a idealizadora da Campanha Sinal Vermelho, a jurista e magistrada Renata Gil. A campanha, lançada no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tem por objetivo combater a violência doméstica, sobretudo no período da pandemia em 2020, e visa a promover estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas durante essa fase do isolamento social, quando se confirmou o aumento de casos registrados contra mulheres.

No dia 20, no canal do Escreva no YouTube, o convidado da vez será o jornalista Pedro Doria, que conduz o canal Meio, na mesma plataforma. Com o tema “O trabalho e a cidade”, o escritor do best-seller Fascismo à brasileira fará uma reflexão sobre os efeitos de novos cenários no mundo do trabalho e como isso irá impactar nas dinâmicas das cidades.

“O digital está lentamente transformando o mundo — tivemos uma amostra disso durante a pandemia, quando muitos foram para o home office. Vivemos o fim de uma era (a industrial) e o início de outra (a digital). As fábricas estão se esvaziando de operários, substituídos por robôs, e inúmeras profissões serão também automatizadas. Trabalhar em casa, ou em regimes híbridos, será inevitável e empresas já começam a esvaziar, ao menos parcialmente, seus escritórios. Também as cidades sentirão o impacto. Hoje temos os ‘centros’, onde se trabalha, os bairros mais próximos onde vive a classe média, e a periferia — bem mais longe. É a lógica na qual o poder econômico dá mostras pelo tempo que se gasta para chegar ao local de trabalho. Mas quando trabalhamos em casa, essa lógica se mantém? Como o digital vai mudar a maneira como trabalhamos e vivemos?”

Desde quando o Escreva começou com as aulas de redação para vestibulares, é tradição promover um aulão na véspera do Enem, com o objetivo de tranquilizar os estudantes para o processo da prova. Mesmo com a pandemia e o consequente ensino on-line, a professora e idealizadora do projeto, Elaine Antunes, não mediu esforços para manter a qualidade desse momento, com aula multidisciplinar e conteúdos que podem ajudar na elaboração de textos com qualidade e resultados promissores. Em janeiro deste ano, a convidada foi Rita von Hunty, que abrilhantou o aulão na véspera do Enem, que havia sido adiado devido à pandemia.

Segundo Elaine, sempre é bom aproveitar todo tempo possível para promover algum ajuste, dar aquela dica que possa fazer a diferença na redação: “Eu preparo esse aulão com muito carinho e seriedade. Vejo esse momento como uma oportunidade de dizer ‘boa prova’ com conteúdo relevante, sem apelos. Com as aulas on-line, então, ficou mais fácil ampliar os nomes para a participação. Confesso que vibro muito quando consigo agendar essas aulas com pessoas como a Rita, a Renata e o Pedro. Além disso, posso compartilhar com estudantes de todo o país, ajudando aqueles que não tiveram como se preparar em cursos. Por isso, as aulas ficam salvas no canal para que estudantes possam ver sempre que desejarem”.

Imperdível! Convidamos todos, estudantes ou não, para participarem das lives. Venham com a gente!

Compartilhar