Entrar em nova fase de vida significa fazer escolhas, tomar decisões e trilhar um caminho para o sucesso e para os desenvolvimentos pessoal e profissional. No mundo globalizado, a internacionalização já faz parte do currículo visando a preparar jovens para um futuro mercado de trabalho. Nesse sentido, que tal explorar o mundo, vivenciar uma outra realidade cultural, enfrentar os desafios de uma atualidade cada vez mais dinâmica, competitiva e exigente e aprender com esta experiência?

O Escreva convidou Ana Beatriz Faulhaber, da agência de intercâmbios CP4, para apresentar possibilidades que proporcionam a jovens e adultos experiências únicas em termos de formação tanto profissional, quanto cultural. Com mais de 30 anos no mercado, a empresa está constantemente alinhada às modernas tendências, sempre atualizando seus portfólios nas competências que o mercado busca nos profissionais.

Uma dessas possibilidades é fazer uma graduação no exterior, de modo a potencializar habilidades pessoais e acadêmicas, desenvolvendo a fluência em idiomas e, assim, aumentando oportunidades de carreira internacional, além da convivência com novas culturas. Os cursos duram cerca de 3 anos e a possibilidade de absorção no mercado de trabalho internacional é um grande diferencial. Para isso, a CP4 tem parceria com universidades nos Estados Unidos, Canadá, Suíça, Austrália, Espanha, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Nova Zelândia, Itália, entre diversos outros países. O participante pode escolher entre diversas universidades e Escolas de Negócios renomadas mundialmente e, assim, escrever seu próprio futuro. Atualmente, o resultado do ENEM é aceito como pré-requisito para entrada em algumas universidades, como é o caso de uma das parcerias da CP4 na Inglaterra, considerada uma das 150 melhores universidades do mundo, com menos de 50 anos.

Para os estudantes que buscam uma experiência life changing, há os Programas de Voluntariado, que, em várias partes do mundo, são os chamados Gap Year, hoje considerados parte integrante nos currículos. É a oportunidade perfeita para o estudante desenvolver as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills. Nestes programas, cria-se um nível de fluência na língua e habilidades de liderança, solução de problemas, independência e muita empatia, crescendo como ser humano e desenvolvendo uma maturidade essencial para viver no mundo atual.

Além disso, em uma outra vertente, o programa de Work & Travel é destinado aos universitários que podem trabalhar durante as férias nos Estados Unidos, em um período de 3 a 4 meses, além de aproveitar o turismo local. As áreas de trabalho são distintas e a experiência é agregadora.

Outras oportunidades de cursos são os de Extensão e Especialização, quando é possível participar de cursos de curta duração, com 4, 8 ou 12 semanas, chegando a programas de até 9 meses, conforme áreas de interesse. A proposta é complementar o desenvolvimento acadêmico durante a graduação e também auxiliar o aluno a desenvolver maior fluência do idioma. Em alguns programas, como o de Empreendedorismo e Inovação no Canadá, o participante pode trabalhar enquanto estuda, contando pontos para imigração se quiser, ou continuar seus estudos em universidades.

Hoje em dia, as opções com programas intensivos de curta duração, 3 a 4 semanas durante as férias, têm sido uma demanda crescente. São chamados de Linguagem Específica ou Profissional, focalizados no aprendizado do idioma junto com aulas de áreas de interesse e temas internacionais. Liderança e Empreendedorismo, Medicina, Negócios Internacionais, Direito Internacional, Comercial e Corporativo, Finanças, Psicologia, Direitos Humanos, Contabilidade, Robótica, Cibersegurança e Engenharia Civil são alguns deles e acontecem em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Espanha e Alemanha, só para citar alguns.

Os esportes também têm seu lugar, com os programas de idioma, aproveitando o que há de melhor no mundo em infraestrutura voltada para esportes e treinos completos, como futebol, tênis, basquete, baseball, golf, lacrosse, hipismo e outros.

Com um vasto portfólio para diferentes áreas de estudo, a CP4 Cursos no Exterior auxilia o estudante em todo o processo de escolha e organização dos estudos, identificando as metas e objetivos de cada pessoa e ajudando a alcançá-los. Sempre há tempo para traçar um novo caminho para o futuro e desbravar o mundo é uma das melhores formas de expandir conhecimento e se tornar uma pessoa multicultural e profissional.

Agende uma horário para consultoria virtual exclusiva usando o código ESCREVA2021 e tenha um desconto especial.

Compartilhar