Fazer uma graduação em Portugal é um sonho viável. Ao utilizar as notas obtidas no Enem, os estudantes podem ingressar em uma das mais de 40 instituições portuguesas, entre universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, para cursar o Ensino Superior.

Cada instituição possui regras e pesos próprios para a aceitação dos interessados a uma vaga. Por isso, os estudantes precisam atentar para a nota de classificação mínima, que pode variar de 100 a mais de 500 pontos, segundo as normas da instituição escolhida. Por exemplo, a nota mínima de candidatura para os cursos na Universidade de Coimbra é de 120, valores na escala portuguesa de 0-200, equivalente a 600 na escala do ENEM, exceto para os mestrados integrados em Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária (140 pontos/ 700 na escala ENEM) e Engenharia Química (130 pontos/ 650 na escala ENEM).

Cabe ressaltar que estão aptos a usar as notas do ENEM para estudar em Portugal apenas brasileiros que tenham concluído o Ensino Médio no Brasil e não tenham nacionalidade portuguesa ou de algum estado membro da União Europeia.

No Escreva, ajudamos você a conquistar esse sonho. Com aulas que apostam na qualidade do processo argumentativo e do repertório, orientamos a produção de redações com boas ideias, respeitando os critérios de avaliação da banca do Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, suas chances de sucesso no vestibular serão maiores e a conquista por uma vaga em Portugal, próxima de se concretizar. Não se esqueça de que a redação decide sua vaga no Enem e, consequentemente, em uma instituição lusitana. Além disso, podemos ajudar a buscar informações sobre os critérios utilizados pela instituição escolhida.

Acesse o site da faculdade desejada, leia os critérios e faça sua inscrição, atentando para o fato de que a época da candidatura pode ocorrer em três etapas. Depois, matricule-se no Escreva e venha se preparar para conquistar esse objetivo!

Para conhecer a lista das instituições portuguesas que aceitam as notas do Enem, acesse o site do INEP: http://portal.inep.gov.br/enem/enem-portugal

Compartilhar