O que seria uma participação para ministrar três aulas no projeto UERJ se transformou em uma parceria que dá samba. Convidada para participar das últimas aulas preparatórias dos estudantes do projeto Portela Cidadania,a professora Elaine Antunes viu uma oportunidade de contribuir para os estudos dos alunos com a mesma metodologia do curso Escreva. Com aulas on-line, o que facilitou o acesso de todos às aulas, os vestibulandos puderam entender os critérios de avaliação da redação na UERJ, além de análise sobre a obra 1984, de George Orwell, adotado pela banca daquela instituição:

“Eu me senti imensamente honrada em ajudar os estudantes e contribuir para sua preparação para a prova da UERJ. Eles interagiram bastante, tornando as aulas dinâmicas e leves, principalmente considerando que se tratava de encontros aos sábados, no final da tarde. Isso me deu coragem para oferecer o curso aos alunos que farão as provas de 2021/2022.”

Segundo um dos coordenadores do projeto, Luiz Espírito Santo, que é professor de Geografia, a Portela é uma família e essa máxima norteia todos os voos que a águia altaneira se atreve a fazer: “Por isso, quando decidimos oportunizar um pré-vestibular social para a nossa comunidade, sempre tivemos em mente a construção de laços tão potentes quanto os sonhos das pessoas que nos esforçamos para ajudar. E é exatamente por isso que acreditamos piamente na nossa parceria com o Escreva. Afinal, temos a esperança de que o curso nos ajude a transformar dezenas de sonhos em realidade, isto é, entendemos que a nossa parceria será decisiva para contribuir com a transformação das vidas de muitas pessoas e suas famílias para melhor”.

A diretora do Departamento de Cidadania da Portela, Hellen Mary Costa, ressalta os resultados dos estudantes que participaram das aulas ministradas pelo Escreva para o encerramento do projeto UERJ:

“Temos a certeza de que muito mais virá por aí. Afinal, no recente vestibular da UERJ, o suporte oferecido pelo Escreva foi decisivo para o ótimo resultado alcançado pelos estudantes da Turma Mestre Candeia/2020 do pré-vestibular social da Portela. E isso foi alcançado não apenas por intermédio de aulas com elevados padrões de qualidade, mas também por uma conduta atenciosa e empática, exatamente os valores socioemocionais de que nossos estudantes mais necessitam”.

“Essa parceria me enche de orgulho, pois desejo que o Escreva seja um curso que faça a diferença na sociedade e promova a qualidade de ensino, com reflexão e senso crítico, a estudantes de todo o país”, completa Elaine Antunes.

Compartilhar