O Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular – PECEP – é uma ONG de pré-vestibular social com mais de 20 anos de existência e, desde 2018, o curso de redação Escreva oferece bolsas para que alguns alunos estudem, em uma parceria de muitos resultados felizes e consistentes.
A produção textual costuma ser um dos maiores desafios para estudantes, principalmente para os que estudam na rede pública de ensino. Olhar para um papel em branco e escrever as primeiras palavras pode ser intimidador, sobretudo quando não se recebe qualquer incentivo. Por isso, estudar no Escreva é uma oportunidade que faz toda a diferença para quem tem poucas oportunidades. Com uma metodologia única, uma equipe qualificada e uma atenção individualizada para os alunos, é perceptível a melhora na autoestima e na confiança desses jovens, especialmente quando conseguem transmitir suas ideias para o papel.
A aluna Melissa Santos, aprovada para o curso de Enfermagem na UERJ, relata que sua experiência no Escreva foi incrível: “Quando comecei a cursar, fiquei um pouco apavorada, pois eu tinha uma enorme defasagem de ensino, mas o curso superou todas as minhas expectativas, sendo super inclusivo, com ambiente propício para que dúvidas consideradas bobas fossem sanadas. A construção feita no Escreva não me ajudava apenas na forma como a redação do Enem e da UERJ deveria ser escrita, mas também conhecimentos gerais, os quais aumentavam nossa bagagem de repertório sociocultural. O tempo em que passei lá foi incrível! Lembro uma tarde de sexta, quando faltavam exatamente três semanas para o ENEM, e eu estava desesperada. Elaine, com toda calma do mundo, me ajudou e me apoiou, corrigindo minha redação, dizendo que eu tinha evoluído muito até aquele ponto e que iria super bem nas provas. Após isso, consegui tirar 780 na redação do Enem e 11 na UERJ, sendo aprovada não só para a UERJ, instituição na qual faço graduação, como também para a UFRJ e para o IBMEC, com cem por cento de bolsa. Atualmente, na graduação, todo aprendizado adquirido no Escreva levo comigo, ajudando muito na formulação de relatórios e de trabalhos científicos”.

Para a professora Elaine Antunes, a iniciativa tem a ver com um compromisso social, uma dívida com a sociedade: “Estudei em uma das maiores universidades do país, a UFRJ. Eu sempre falo aos meus alunos que a sociedade pagou por isso e, portanto, vejo como um dever retribuir de alguma forma. Além disso, quando quis fazer faculdade, não tive incentivo, oportunidade para me preparar bem, tendo de estudar sozinha em casa. Por isso, sei bem o que é ficar desanimada por não poder competir no vestibular em pé de igualdade”.

Matheus Malvino, também aluno do projeto PECEP, recebeu bolsa para estudar no Escreva e foi aprovado para o curso de Matemática, na UERJ. Segundo o jovem, “O Escreva é  curso de redação no qual tenho orgulho de ter sido aluno. Elaine, a professora do curso, traz aulas diferenciadas, com dinâmicas, temas da atualidade e um material de primeira qualidade. Além disso, no período de sete meses em que estive lá, conheci pessoas fantásticas que mudaram minhas tardes de sextas-feiras. Agradeço de coração pela oportunidade e foi uma grande experiência em minha vida!!

Em 2021, os laços dessa bela parceria foram estreitados, com oferta de mais bolsas e aula on-line para todos os estudantes às vésperas do Enem. Com isso, em 2022, o Escreva conseguiu oferecer convites para que estudantes assistissem a palestras e peças de teatro, o que significa levar repertório sociocultural a quem tem pouco ou nenhum acesso à cultura. Se nos pautarmos pelos alunos que já passaram pelo curso, nossas expectativas só podem ser as melhores!

Compartilhar